O que são partições no disco rígido


Disco rígido

O disco rígido é a parte onde são inseridos os dados que fazem o pc funcionar tal como o conhecemos e onde guardamos os dados, sejam documentos, fotos, vídeos, ou outros.
O sistema operativo é aquilo que conhecemos vulgarmente por windows, linux... é o sistema que nos permite trabalhar no disco rígido e rodar os programas e jogos. 
O disco rígido não passa de uma "caixa", depois com programas adequados é que podemos introduzir a informação em partes divididas dessa "caixa".


Partições
Normalmente quem não tem grandes conhecimentos em informática conhece apenas o disco (C:), no entanto podem existir outras partições às quais são atribuídas letras diferentes.
A imagem que está ao lado é um disco com quatro partições. As partições existentes podem ser vistas em "O meu computador".
Como se pode ver é possível ter mais do que um sistema operativo em apenas um disco.
É aconselhável a ter pelo menos duas partições. Uma partição para o sistema operativo (Windows ou outro) e outra partição para documentos. A partição para os documentos previne qualquer problema no sistema, como um vírus por exemplo, se por alguma razão tiver de formatar o sistema os documentos ficam salvaguardados, evitando o que muitas vezes acontece em que se perdem documentos importantes.
Para criar as partições pode ser usado o cd de instalação do sistema operativo, diversos programas como o GParted (ver link para download) ou então a partir do windows seguindo estes passos:
- Inciar -  Painel de controlo - Ferramentas administrativas - Gestão de computadores - Gestão de discos
Chegado à gestão de discos carregar com o botão direito do rato no disco (C:) e reduzir volume. O volume que for reduzido ao disco C: será o tamanho da nova partição.

Sem comentários:

Enviar um comentário