Criar partições e boot pen usb

Recentemente tive um computador de uma pessoa de família com dois sistemas operativos; o Windows Vista e o Windows7.

Essa pessoa queria apagar o Vista e ficar apenas com o 7. Ora, o Vista foi apagado... acontece que depois o pc não arrancava. Tentei formatar com um cd do Windows Xp e com um cd do Windows7 mas o boot não iniciava, mesmo depois de ter colocado a bios a arrancar pelo leitor de DVD.

Como é que solucionei este problema!? Limpei o disco rígido e instalei tudo de novo.

Para conseguir limpar o disco rígido e fazer as partições usei um pograma gratuito o GParted.

Para usar o GParted deve colocar a bios a arrancar pelo leitor de DVD (F2 ou Del quando inicia o pc), de seguida o programa iniciará logo que liga o pc. (Cuidado ao usar este programa, pois se tiverem documentos e apagarem a partição perdem tudo...)

Depois de ter o pc com as partições efectuadas e o disco completamente limpo passei à instalação do sistema operativo, o que se tornou uma tarefa muito complicada, quando em condições normais seria uma tarefa muito simples. O problema era que não conseguia instalar nenhum sistema operativo Windows pelo DVD, apenas conseguia instalar sistemas operativos Linux, sem qualquer problema. 

Passei então à resolução:
Como não conseguia fazer o boot pelo DVD teria de instalar o Windows7 por usb, foi o que fiz! Com o programa  Winto flash 0.6.0008) e uma pen com 4GB (capacidade minima necessária) criei uma boot pen usb. Para Criar a pen usb com esse programa é preciso ter o DVD com o sistema operativo inserido na drive e a pen numa entrada usb, de seguida iniciar o programa e seguir o processo, é muito intuitivo e simples.

Com a boot pen usb já é possivel instalar o sistema operativo como se fosse a partir de um DVD a única diferença é que quando inicia o pc deve colocar na bios a arrancar pela entrada usb.

Espero que esta explicação esteja bem acessível a qualquer pessoa que leia e que precise. :)
VIDEO DE DEMONSTRAÇÃO DA INSTALAÇÃO DO WINDOWS7 AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário